segunda-feira, 21 de julho de 2014

SELEÇÃO BRASILEIRA: CEM ANOS DE MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR


Julho de 2014: centenário da seleção mais vitoriosa da história




Há exatos 100 anos, numa tarde do dia 21 de julho de 1914, nascia a semente daquela que viria a ser a mais vitoriosa seleção em todos os tempos. Pela primeira vez reuniam-se para formar uma equipe nacional os melhores jogadores da época - na teoria - para representar uma nação com a bola nos pés. Jogadores como Marcos Carneiro, Oswaldo Gomes, Píndaro, Osman, Frienderich - considerado o primeiro grande craque brasileiro dos gramados - e outros entravam em campo para entrar na história com o pontapé inicial da seleção do Brasil de futebol. 

O campo foi o da rua Guanabara, atual Laranjeiras - casa do Fluminense. E o adversário, o inglês Exeter City, tradicional clube daquele país e que hoje joga a quarta divisão local. Os britânicos faziam uma excursão pela América do Sul, quando receberam um convite da FBS (Federação Brasileira de Sports) para um amistoso contra um combinado de jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo. 

Não havia um técnico oficial no banco de reservas brasileiro, por isso o time foi comandado pelos halfs - os meias daquela época - Sylvio Lagreca e Ruben Salles. O público presente no lendário estádio carioca foi de aproximadamente 3 mil pessoas. As pessoas, diferentemente de hoje em dia, puseram suas roupas mais finas para comparecer ao evento esportivo que havia sido trazido 19 anos antes por Charles Miller como se fosse uma festa de gala. Viram um jogo bem truncado, muito mais pela virilidade dos ingleses que não deixavam a refinada técnica brasileira se sobrepor. O árbitro da partida histórica foi o inglês Harry Robinson.


Foto da primeira seleção brasileira



O Brasil entrou pro amistoso com seu primeiro uniforme, o branco, que seria abolido após a fatídica final da Copa do Mundo de 1950 no Maracanã. A formação inicial era a da foto acima no "esquema" 2-3-5, que tinha, da esquerda para a direita, Píndaro, Marcos Carneiro e Nery (em pé); Sylvio Lagreca, Rubens Salles e Rolando (agachados); Oswaldo Gomes, Frienderich, Abelardo, Osman e Formiga (sentados).

O primeiro gol da história da seleção brasileira saiu dos pés de quem estava atuando em casa - Oswaldo Gomes, atacante do Fluminense. Osman, centroavante do América/RJ, marcou o segundo e decretou a estreia brasileira com vitória por 2 a 0 contra o Exeter City.


A centenária bola da estreia brasileira nos gramados




Cem ano depois dessa partida histórica no Rio de Janeiro temos uma seleção que possui cinco título mundiais - feito até hoje não alcançado. Foi um século de muitas conquistas, glórias, consagração de gênios da bola e também de decepções como todo time de futebol. Se hoje temos referências com a camisa brasileira como Pelé, Garrincha, Gilmar, Nilton Santos, Didi, Domingos da Guia, Zico, Romário e muitos outros muito se deve ao pioneirismo de Frienderich, Marcos Carneiro, Osman, Oswaldo Gomes, Sylvio Lagreca e companhia naquele jogo que mudaria pelo próximo século o cenário futebolístico mundial.

Abaixo, ficha do jogo histórico da seleção que completa 100 anos de muitas histórias para contar.


BRASIL 2 x 0 EXETER CITY/ING

Data: 21 de Julho de 1914
Local: Estádio das Laranjeiras - Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Harry Robinson/ING
Assistentes: Jack Maishan/ING e Arnaldo Borghet/BRA
Gols: Osvaldo Gomes (28' do 1º tempo) e Osman (36' do 1º tempo)
Público: Aproximadamente 3 mil pessoas

Brasil: Marcos Carneiro; Píndaro e Nery; Rubens Salles, Sylvio Lagreca e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friendereich, Formiga e Osman. Jogador/Técnico: Sylvio Lagreca.

Exeter City: Loran; Jack Fort e Strettle; Lagan, Jimmy Rigny e Hardin; Whittaker, Hold, Lovett, Hunter e Fred Goodwin. Técnico: Mr. MacGahey.




Foto 1: Domínio público
Imagem da camisa: Autor desconhecido
Foto 2: Autor desconhecido
Foto 3: Marcelle Ribeiro/Terra

Nenhum comentário: