sexta-feira, 7 de junho de 2013

FUTEBOL NO PARAÍSO TURÍSTICO


Tahiti: estreante em competições da FIFA




A Copa das Confederações da FIFA aqui no Brasil se avizinha, dia 15 próximo teremos o pontapé inicial do torneio em Brasilia na partida entre Brasil e Japão. E nesta competição teremos um integrante bastante inusitado que algumas pessoas sequer ouviram falar: o Tahiti (Taiti no "português brasileiro").

O Tahiti se encontra na Polinésia Francesa, território semi-autônomo pertencente à França na Oceania, mas com administração, legislação e economia próprias e uma badalada região turística que atrai milhares de viajantes o ano inteiro por suas paisagens paradisíacas, natureza exuberante e praias de águas cristalinas. É a maior ilha do arquipélago das Ilhas Sociedade e sua capital é Papeete. Sua população total é de pouco mais de 178 mil habitantes, seu regime de governo é o presidencialista, sua economia baseia-se no turismo e sua moeda é o Franco do Pacífico. 

As práticas esportivas na ilha polinésia são pouco disseminadas. A modalidade mais popular é o Va'a, ou canoa em português, que consiste numa espécie de canoagem. Outros esportes também são bastante praticados no Tahiti, como o surf, o rugby, o basquete e o futebol. Este último, inclusive, alcançou um feito notável em 2012 conforme veremos adiante.

O futebol tahitiano é bastante recente se comparado com a maioria dos países pelo mundo. E as informações disponíveis são bastante escassas como boa parte dos países da Oceania. A FTF (Federação Tahitiana de Futebol - ou Fédération Tahitienne de Football na língua local) foi fundada em 1938, mas a seleção nacional só veio estrear nos campos 14 anos depois num amistoso contra a Nova Zelândia. Ainda atuando sob o nome de Polinésia Francesa os tahitianos empataram com os neozelandeses por 2 a 2 em seus domínios. A primeira vitória oficial da seleção foi em 1953 sobre Vanuatu (então Novas Hébridas) por 4 a 3 na casa do adversário. Em 1971 o Tahiti protagonizou uma das maiores goleadas da história do futebol entre seleções: 30 a 0 nas Ilhas Cook em Papeete.

Os números, como já informado, são escassos sobre o futebol do Tahiti, inclusive na página oficial da FTF. Lá não há registros sobre os recordistas de gols e de participações com a seleção e os sites que têm algum tipo de informação não possuem fontes oficiais. O pouco que se tem conhecimento é de suas participações em competições, sobretudo nas organizadas pela OFC, a entidade que rege o futebol na Oceania. Até 2009 as participações tahitianas se resumiam à Copa das Nações da Oceania ou às Eliminatórias para Copa do Mundo, quando estreou em 1992. Participou há 4 anos pela primeira vez em sua história de um campeonato promovido pela FIFA: o Mundial sub-20. Em âmbito continental seu histórico é bastante razoável com três vice-campeonatos e um 3º lugar. Entretanto, no ano passado essa história mudou de patamar com a conquista inédita da Copa das Nações, tornando-se o primeiro país a faturar o torneio além das poderosas Nova Zelândia e Austrália. Os tahitianos levaram a taça diante da Nova Caledônia na grande decisão e novamente fizeram história ao se classificarem pela primeira vez para um campeonato com as seleções principais organizado pela FIFA: a Copa das Confederações.

Em 2012 o Tahiti conseguiu seu grande êxito em seus 61 anos de existência ao vencer a Copa das Nações da Oceania nas Ilhas Salomão. Os principais destaques da conquista heroica foram os atacantes Steevy Hue (autor do gol do título na final) e Lorenzo Tehau, os meias Jonathan e Alvin Tehau, o defensor Nicolas Vallar (capitão do time e eleito o melhor jogador do torneio), além do treinador Eddy Etaeta, ex-jogador da seleção de 43 anos e grande responsável pela campanha vitoriosa dos tahitianos.

Como já citado não há registros oficiais dos recordistas de jogos e gols pela seleção polinésia, mas podemos aqui citar alguns jogadores que, de alguma forma, tiveram destaque atuando pela equipe ao longo dos anos: o atual treinador Eddy Etaeta, Reynald Temarii (ex-presidente da OFC), o defensor Samuel Garcia, os atacantes Félix Tagawa e Tetahio Auraa, entre outros. No atual elenco todos os atletas atuam no futebol local, predominantemente no AS Dragon, principal clube do Tahiti, com exceção de um: o atacante Marama Vahirua de 33 anos, tahitiano radicado na França que chegou a atuar nas categorias de base da seleção francesa, e que defende o Panthrakikos da Grécia. Vahirua, inclusive, fará sua estreia com os polinésios nessa edição da Copa das Confederações, cuja equipe está no Grupo B ao lado de Espanha, Nigéria e Uruguai. Outro dado curioso é que apenas o mesmo Vahirua é jogador profissional, visto que todos os demais são amadores, ou seja, possuem outras ocupações como professor, bombeiro e bibliotecário, além da prática futebolística.

A seleção tahitiana joga no modesto estádio Hamuta, localizado na capital Papeete, que tem capacidade para cerca de 10 mil pessoas e é multi-uso. Após o título da Copa das Nações da Oceania no ano passado sua posição no ranking da FIFA deu uma boa guinada: hoje é a 138ª colocada. Além desta taça, a equipe da Polinésia Francesa ainda possui conquistas dos Jogos do Pacífico Sul.

Por fim, para quem é bem mais conhecido como um paraíso turístico, nada mal fazer turismo também atuando num torneio internacional em outro destino bastante visitado: o Brasil. Será uma atração e tanto em terras brasileiras.

Abaixo, dados e estatísticas da seleção que pode ser seu próximo destino nas férias.


FÉDÉRATION TAHITIENNE DE FOOTBALL (FEDERAÇÃO TAHITIANA DE FUTEBOL)

* Fundação: 1938

* Presidente: Eugene Haereraaroa

* Estádio: Hamuta (Papeete/TAH - 10 mil pessoas)

* Treinador: Eddy Etaeta

* Uniformes: Camisas brancas com detalhes vermelhos, calções vermelhos com detalhes brancos e meiões brancos com detalhes vermelhos (titular) / Camisas vermelhas com detalhes brancos, calções brancos com detalhes vermelhos e meiões vermelhos com detalhes brancos (reserva)

* Títulos (6): Jogos do Pacífico Sul (1966, 1975, 1973, 1983 e 1995) e Copa das Nações da Oceania (2012)

* Principais nomes: Eddy Etaeta, Reynald Temarii, Samuel Garcia, Nicolas Vallar, Lorenzo Tehau, Jonathan Tehau, Alvin Tehau, Félix Tagawa, Tetahio Auraa e Steevy Hue




Escudo: arquivo pessoal
Foto: Fifa.com

Nenhum comentário: